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Gestão Ambiental nas Empresas

Os problemas ambientais em nível mundial começam a se tornarpreocupantes. Como exemplos significativos, destacam-se o aumento de temperatura da Terra, a destruição da camada de ozônio, o esgotamento acelerado dos recursos naturais e etc. Todos estes problemas levam à busca de um novo modelo de crescimento econômico que considere a preservação do meio ambiente.

Está claro que a solução para todos estes problemas deve ocorrer em vários níveis:

  • Indivíduo: que deve tomar posturas que respeitem mais o meio ambiente a fim de limitar o consumo e economizar recursos naturais.
  • Empresas: que devem funcionar reduzindo ao máximo seu impacto ambiental negativo.
  • Poder Público: cuja função primordial é regulamentar o modelo final de funcionamento que respeite o meio ambiente.

Desta forma, as empresas não podem ignorar suas obrigações ambientais: a pressão dos consumidores e as imposições normativas, obrigam-nas a conceber produtos e sistemas de produção e distribuição que minimizem os impactos ambientais negativos.

Até poucos anos atráz, as empresas consideravam estas questões como uma imposição dos sistemas de proteção ambiental, que implicavam aumento de custos. Mas hoje, os aspectos ambientais começam a ser considerados como fatores competitivos, que podem conceder a empresa uma vantagem no mercado.

De fato, uma política ambiental bem concebida pode ajudar a reduzir custos, assim como gerar benefícios marginais pela comercialização dos resíduos, além de conduzir a segmentos de mercado especialmente rentáveis.

A cada dia fica mais óbvio que, para uma atividade empresarial ser mais eficiente, faz-se necessária a introdução de critérios ambientais no processo produtivo, e é por este motivo que o projeto de uma correta gestão ambiental na empresa, desempenha um papel fundamental.

Uma das ferramentas ideais para fazer com que as empresas priorizem as políticas de prevenção, ao invés das de correção, são os Sistemas Voluntários de Gestão Ambiental.

Definitivamente, pode-se afirmar que os custos ambientais  das atividades industriais não são contabilizados. Não obstante, deve-se ter uma idéia clara de que, apesar de significar em curto prazo um custo para as empresas investir na proteção e na garantia de vida, com toda segurança, este custo  será infinitamente inferior ao valor da qualidade de vida e do bem-estar da humanidade.

Medidas de Proteção Ambiental

As atividades industriais podem interferir no meio ambiente através de diversas maneiras em seus processos como produção (utilização de matéria prima, energia e água e consequentemente emissão atmosféricas, efluentes, geração de resíduos sólidos, ruído e vibração), distribuição, comercialização, etc.

Inúmeras medidas de proteção buscam minimizar os impactos produzidos pelos processos produtivos das empresas. No entanto, essas medidas visam o tratamento do resíduo após sua geração (medidas caráter corretivo), assim o processo produtivo devido o custo elevado da implantação de sistemas de tratamento. Por isso, as empresas necessitam trabalhar atuando nos seguintes pontos:

  • Redução do consumo de energia;
  • Gestão correta de resíduos;
  • Redução do consumo de matéria prima;
  • Redução do consumo de água;
  • Gestão correta das águas residuárias e efluentes líquidos;
  • Gestão dos ruídos;
  • Gestão de emissões atmosféricas;
  • Análise de ciclo de vida dos produtos;
  • Cumprimento da legislação ambiental;

Para colocar em prática um Sistema de Gestão Ambiental faz-se necessário:

  • Elaborar uma política ambiental;
  • Fixar objetivos e metas;
  • Elaborar um plano de atuação em meio ambiente.

Política Ambiental

O primeiro passo que uma empresa deve tomar para a implantação de um Sistema de Gestão Ambiental é a implantação de uma política ambiental.

Essa política ambiental pode ser definida como uma declaração de objetivos, elaborada pela própria empresa, que exponha o compromisso adotado para melhorar sua atuação em relação ao meio ambiente. Essa declaração deve ser de conhecimento público.

Fonte: www.universoambiental.com.br

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